
SOLUÇÕES
Compartimentação
Em caso de fogo, a progressão descontrolada do fogo e do fumo pelo edifÃcio é uma forte ameaça para os ocupantes e para a propriedade.
O alastramento de gases, vapores e fumo altamente tóxico ao longo de zonas corta-fogo podem originar a inacessibilidade de zonas de fuga, originando armadilhas para os ocupantes do edifício. Os danos materiais provocados pela propagação do fogo no edifício são, regra geral, consideráveis.
​
Devem ser tomadas as medidas corretas e necessárias de modo a impedir a propagação do fogo e do fumo entre os diferentes espaços de um edifício.
​
As soluções de compartimentação (cortinas) D+H, combinadas com a utilização de sistemas de deteção de incêndio e de desenfumagem, permitem aumentar significativamente as hipóteses de fuga dos utentes e facilitar o trabalho dos bombeiros no ataque aos sinistros.


Devidamente certificadas, as cortinas podem ser para-fumos, para-chamas (classificação E) ou corta-fogo (classificação EI). Basicamente, as cortinas são compostas por uma caixa metálica, onde a cortina está enrolada e oculta (normalmente montada acima do teto falso), por um tecido extremamente resistente a altas temperaturas, por uma barra contrapeso e, eventualmente, por guias laterais.
​
Em caso de incêndio a cortina desce por gravidade, por ação do contrapeso, de forma controlada, até à sua posição de segurança.
A posição de segurança pode ser a uma determinada distância do teto, no caso das cortinas para-fumos, ou até ao chão, nos casos em que se pretende fazer a compartimentação à chama, ou fazer o bloqueio total da propagação do fumo.
​
Conheça todos os nossos produtos de compartimentação, aqui: